sábado, 27 de junho de 2009

A VOLTA por Mauro Moysés

Agosto de 2000 fui averiguar a taxa de açúcar no sangue em um evento realizado no sesi de Araraquara proporcionado por uma emissora de televisão regional no dia de aniversario da cidade com o programa sacode á praça e por uma surpresa minha o resultado acusou um valor de 210mgl de açúcar no sangue, resultado fora do normal que vai entre 70-110mgl.
Fui aconselhado a procurar um especialista seguindo no dia seguinte ate um posto de saúde do bairro recebendo do clinico geral um agenda mento ao profissional entendido em diabetes.
Chegado o dia feito um teste de pré consulta acusou mais ou menos o mesmo resultado. Realizado o exame de hemoglobina glicada de 13mgl que no normal vai de 6-8mgl acusava ali mais um diabético no mundo.
Então receitou se 40 unidades de insulina humana regular, um mês depois de aplicação as coisas só ia piorando. De repente assim do nada durante trinta dias começou uma sessão de dias ruins evacuando, vomitando e urinando a todo instante indo por media dezesseis vezes ao banheiro evacuando no período de vinte e quatro horas nesses trinta dias perdi 35 quilos dos 85 quilos que possuía e daí em diante começou o martírio, fraqueza, cansaço e desanimo. Só para resumir as coisas aconteciam assim:
Voltei ao especialista e foi aumentado as doses de insulina e começou a provocar à hipoglicemia caindo entre 25-35 como eu e toda á família éramos leigos no assunto ia sempre internado ora pronto socorro e as vezes hospital e se não socorresse a tempo poderia entrar em coma, como aconteceu varias vezes.
Durante a internação chegando com baixo teor de açúcar era aplicado glicose na veia com aceleração como reagente em torno de 500ml em poucos minutos, três horas depois ao medir a glicemia atingia o absurdo valor de 300-400mgl chegando a hiperglicemia assim foram longos oito anos vivendo entre a hipoglicemia e a hiperglicemia resultando mais de quarenta internações e oito estado de coma cada vez mais fraco e magro chegando pesar 48 quilos para quem tem 1,74 metro na verdade estava só pele e osso. Nesses longos anos passei por vários tipos de médicos indo a cada dois meses e sempre o mesmo. Resolvi pagar um plano para sair do SUS tentando e achando que com os médicos particulares poderia encontra a solução dos meus problemas passando pelos vasculares, cardíacos e até mesmo neurologista todos os exames desses profissionais davam resultados normais cada um passava remédios caríssimos mais eu não entendia se os resultados eram normais para que tanto remédios todos jogavam culpa na diabetes e eu cada vez mais debilitado meus familiares e colegas achavam que não passaria daquele ano mais no próximo eu estava lá lutando com a vida. Não podia comer nada que provocava diarréia, se bebia alguma coisa jogava para fora somente água parava no estômago mesmo assim tinha que ir ingerindo aos poucos.
Mesmo com toda franqueza não se entregava aos problemas continuava lutando com a vida comprei um esteira elétrica exercitava trinta minutos por dia e ainda fazia caminhada. Em dois mil e seis conversando com os colegas em um bar estava sentado e senti que estava entrando no estado de hipoglicemia a diabetes caia repentinamente tentei me levantar dei dois passos e cai com o rosto no chão e no dia seguinte estava todo inchado procurei um médico no pronto socorro e ele me encaminhou para a faculdade da unesp no setor facial estava com o lado esquerdo todo fraturado os ossos haviam quebrados e tive que submeter a uma cirurgia colocando platina em toda à parte esquerda. E os problemas continuavam agora engordava em média dez quilos mais de repente perdia os mesmos sem contar as dificuldades no hospital para essa cirurgia com aquela diabete subindo e descendo mesmo assim assinei um termo de responsabilidade autorizando os médicos operarem com 280mgl era loucura mais com esse resultado me sentia bem já que o normal é entre 70-110mgl uma verdadeira loucura minha diziam as pessoas.

Isso começou a me encucar porque com esse valor eu estava bem, não tinha impotência sexual já que era diabético, falava com o médico e ele me dizia que ainda não havia atingidos os vasos sanguíneos para tudo eles tinham uma resposta. Dai por minha conta própria passei a controlar a glicemia entre 200-300mgl as coisas começaram a melhorar passei a engordar e se fortalecer não ia mais ao banheiro com tanta freqüência deixei de caminhar e passei a iniciar aos poucos uma corrida sempre controlando a glicemia acima dos 200mgl mais tinha uma dúvida porque me sentia bem assim?
Até que novembro de dois mil e sete voltei a jogar bola nos fim de semana estava contente certo que havia resolvido o problema estava muito feliz a família e os colegas também. Um domingo pela manhã jogando senti uma pequena dor no pé esquerdo com trinta minutos de jogo e resolvi deixar o campo para não se agravar já que a idade não é mais tão garantida assim.
No dia seguinte amanheci com o pé bastante inchado achei estranho não havia levado nenhuma pancada e nem torcido o pé estranho pensei e novamente procurei um ortopedista, tirou raios-X e nada de fratura apenas uma luxação, recomendou fazer uma compressa com gelo e me passou um antibiótico dois dias depois o pé estava normal uma beleza.
Dois dias depois inchou novamente e para piorar apareceu uma rachadura no calcanhar e na sola do pé com uma dor insuportável, voltei novamente no pronto socorro a coisa estava feia o pé estava todo deteriorado parecendo o osso estava todo comido por dentro soltando um cheiro muito forte a ponto de espalhar por toda casa tendo de abrir todas as portas e janelas, fui encaminhado para o hospital sendo internado imediatamente de tão forte o odor fiquei em um quarto isolado e com acompanhamento de um medico vascular e um de diabetes. Todo o meu controle de glicemia foi por água abaixo voltou tudo como era antes ficando sem controle novamente porque não via o médico de diabetes ele passava a medicação por telefone e as enfermeiras nada podiam fazer apenas obedecendo ordens conforme a prescrição passada por ele.
As coisas foram piorando cada mais que toda semana estava no pronto socorro ou no hospital e a diabetes ora alta demais e as vezes baixa ao ponto de entrar em estado de coma. Parecia que havia uma ambulância só para mim quando dava a crise e ligava para esses estabelecimentos o meu nome já era conhecido e em menos de dez minutos estavam no local e daí toda aquela correria em emergência tinha passado por mais uma fase da vida estava respirando de novo.
O normal da minha glicemia normal vai até 300mgl e até esse valor me sinto ótimo e quando era internado no pronto socorro ou hospital valor bem abaixo desses, eles aplicavam insulina como minha pâncreas produzia insulina normal acontecia aqueles problemas ora hiperglimia ora hipoglicemia arrumaram para mim uma diabetes que nunca existiu.
Na verdade meu problema era verme no provocando todas aquelas reações,diarréia,perda de peso, vômitos e hoje estou aqui forte e restaurado. Estou na reabilitação próximo a colocar a prótese feliz por não sentir mais dores e que DEUS coloca em todos nós saúde,felicidades e esperança de que cada dia será melhor.

Nenhum comentário: