sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nada é de graça. Tudo é negócio! Se tratando de saúde então...



Teste doméstico para detectar HIV
Agência do Medicamento dos Estados Unidos aprova dispositivo
CiênciaHoje 04/07/2012

Teste rápido do HIV
A partir de agora, para já apenas nos Estados Unidos, está disponível um teste rápido doméstico de detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Este teste, que não necessita de receita médica, foi ontem aprovado pela Agência do Medicamento dos Estados Unidos (FDA).
“Autorizamos o seu uso doméstico já que, para a própria pessoa, conhecer o seu estado de saúde é um factor essencial no momento de prevenir a doença. Saber é o primeiro passo para combater”, esclarece, em comunicado, Karen Midthun, directora do centro da FDA para a Avaliação e Investigação Biológica.
O teste, concebido para detectar a presença de anticorpos do tipo HIV-1 e HIV-2, consiste na recolha de saliva das gengivas superiores e inferiores. O resultado é obtido em apenas 20 minutos, informa a FDA.
Há dois meses que um comité de especialistas avaliava o seu uso doméstico, que já se realiza em hospitais ou centros ambulatórios. O teste está desenhado para permitir que qualquer pessoa o possa fazer em casa. Mas devem ter-se em conta vários pontos, adverte a agência.
Mesmo que o resultado dê positivo, devem fazer-se análises adicionais num centro médico. O mesmo se aplica para o caso de dar negativo, principalmente se a possível exposição ao vírus aconteceu há menos de três meses.
Os estudos clínicos demonstraram que o teste, chamado OraQuick, detecta correctamente a presença de infecção em 92 por cento dos casos. No entanto, é eficaz em mais de 99 por cento dos casos negativos.
A empresa OraSure Technologies, que desenvolveu o dispositivo, contará com um centro de informação e apoio durante 24 horas por dia, serviço que oferecerá instruções sobre como utilizar correctamente o teste.
Nos Estados Unidos estima-se que estejam infectadas com o vírus 1,2 milhões de pessoas, sendo que 20 por cento não o sabe, segundo os dados do Centro de Prevenção de Doenças (Center for Disease Control and Prevention - CDC). Por ano, aparecem 50 mil novos casos e em 2010 faleceram 13 mil pessoas de sida.
O comunicado da FDA não menciona qual será o preço de venda ao público. No entanto, os profissionais de saúde já o podiam adquirir por 17,50 dólares (aproximadamente 14 euros).

terça-feira, 3 de julho de 2012

Sharylaine - Livre no Mundo (Clipe Oficial)


Música: Livre no Mundo
Artista e Letra: Sharylaine
Produção: Leopapel
Vídeo clipe produzido no mês de Maio 2012 
Direção: Leopapel
Cogumarola Produções

RAP NACIONAL LINHA DE FRENTE

segunda-feira, 2 de julho de 2012

RAP educação, RAP é educação


Estou lendo no momento o livro: "RAP educação, RAP é educação" (Editora: Summus - SELO NEGRO edições) com organização de Elaine Nunes de Andrade. O livro é 1999 momento em que a música RAP explodiu no Brasil, tanto na mídia quando na boca dos talarico, na contra mão das produções acadêmicas a autora reuniu um time de corajosos intelectuais para abordar o tema de forma séria e precisa reconhecendo o trampo que o RAP realiza nas periferias frente a auto-estima e a conscientização dos jovens excluídos, que desde os guetos jamaicanos desperta o senso crítico e provoca a busca pela identidade e cada cidadão. Já fui muito crítico em relação dos acadêmicos escreverem sobre RAP e Hip-Hop ainda continuo sendo pois há muitos aproveitedores, mas existe muita gente boa nesse universo no qual atualmente também estou inserido.


Bom, vou continuar com a minha leitura.


E você tá lendo o que?