sábado, 6 de agosto de 2011

AS PROMESSAS DA TECNOLOGIA por Luiz Mendes

O Tempo, o Trabalho e a Tecnologia

A descoberta e desenvolvimento de novas tecnologias não têm servido ao homem como se anunciava. A promessa era de diminuir o tempo de trabalho que tomava a maior parte de nossa vida. Mais tempo para lazer e diversão. Tempo para reflexão, estudo, pesquisa, capacitações e autoconhecimento. Tempo e dinheiro para gastamos mais livremente, passear, viajar, conhecer...
Mas os anos se passaram e o que vai acontecendo é que nosso tempo parece que diminuiu mais ainda. Nosso esforço tem que ser maior a cada dia. Aquela conversa de matar um leão por dia já não é tão literal assim. O emprego fixo com todos os benefícios trabalhistas, como férias, 13º terceiro, estabilidade de emprego, indenização por demissão, plano de saúde, seguro acidente e desemprego, aposentadoria, participação nos lucros da empresa, vai se findando. As contratações hoje são por tarefa. Acabou o que havia a fazer; acabou o vínculo empregatício.
Mas a necessidade de trabalhar para garantir a sobrevivência continua e até aumenta, com a crise nos salários. Muita gente tem dois e até três empregos. O que parecia inconcebível há poucos anos atrás.
O medo do desemprego é cada vez maior. Um fantasma a nos seguir. De repente vira pânico. Qualquer um de nós pode receber essa condenação. Ficar sem trabalho é quase como ser morto. Sofremos até preconceito. As pessoas nos evitam e batem três vezes na madeira ao falarem de nós. Porque não há alternativas. É estar empregado ou não ser nada. É preciso agradecer efusivamente o empresário que nos emprega por um salário que mal dá para cobrir nossos gastos.
Encontrar trabalho e conservá-lo é tarefa árdua que nos toma todo nosso tempo. Todo mundo faz hora extra ou dá uma “puxadinha de saco” chegando mais cedo ou saindo mais tarde. Tempo livre gera medo porque é tempo que não foi transformado em dinheiro. O tempo atrelou-se ao dinheiro definitivamente. Estudamos somente especializações, graduações para currículo, para trabalhar e ganhar mais dinheiro. Que, em tese, seria para termos mais tempo para nós...
A tecnologia, como foi prometido, não libertou o homem da servidão e da necessidade do trabalho coisíssima nenhuma, infelizmente, como outras tantas promessas. Perigas até haver prendido mais e causado mais necessidades ainda.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pela Web: MC Tonho Crocco é processado por rap contra salários de deputados

ISSO SÓ NOS FORTALECE!


"Uma representação ao Ministério Público, assinada por Giovani Cherini (PDT) quando ainda era presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, resultou em processo por crime contra a honra para o músico gaúcho Tonho Crocco. O músico fez um rap no qual chamava de ´gangue` os 36 deputados [referência ao vídeo da música "Gangue da matriz"] que aprovaram aumento de 73% em seus próprios salários, em dezembro do ano passado.

Atualmente deputado federal, Cherini encaminhou uma representação ao Ministério Público para que analisasse o vídeo divulgado pelo músico e, caso necessário, tomasse providências. Tonho Crocco recebeu nesta semana uma intimação para uma audiência preliminar no dia 22 de agosto, da qual Cherini também vai participar."

Em manifesto publicado em seu site oficial, o rapper declara: "Meu verdadeiro temor é que se abra um precedente coibindo as manifestação políticas; principalmente aquelas que usam de vias pacíficas e da arte como forma de expressão. Gostaria de contar com o apoio e mobilização dos que concordam com esta filosofia. Não apenas a classe artística e sim de todas pessoas que compartilham esta visão."

Confira a matéria completa e conheça o trabalho do MC Tonho Crocco no http://centralhiphop.uol.com.br/site/?url=noticias_detalhes.php&id=2800

CANA-MILHO, BRASIL-EUA a mesma coisa por Maurício (Mentes Urbanas DCI)



1530 período colonial exploração
Cultivo da cana-de-açúcar
Nos engenhos a produção escravidão
O sangue nas chibatas percorre pelos canaviais
Hoje os bóias-frias lembram nossos ancestrais
Exposto ao sol pros patrões não é visível
Alimentam a disputa pelo álcool combustível
Grandes propriedades áreas devastadas
Ralações humanas e naturais
Destruição do planeta terra mais eficaz
Tecnologia acelerada gradua o consumo
Máquinas na colheita e o povo sem rumo
Processos nos carros diminuem a emissão de CO2
Efeito estufa caos no mundo
O lucro vem agora e as conseqüências aparecem depois
No estado de São Paulo os olhos estão pra região central
Cosan monopoliza a produção do capital
Usinas Tamoio, Zanin, Santa Cruz
Provocam interesses externos, induz
Bush, Obama ascensão em disputas
Na América do Norte corroem o milho por álcool e vendas ininterruptas
E os pobres mexicanos ALCAmente destruídos
Verá o fim da tortilha pelos Estados Unidos
Será que os governantes estão ligando pro desenvolvimento?
Os países ricos sugando os pobres, sempre se abastecendo
Se o Brasil não consegue promover a reforma agrária,
Quem dirá vender celulose de cana como o petróleo da Arábia.