sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

ENSINA-ME A SORRIR ASSIM? (À ANDRÉIA) por Robson Canto




Era a mais bela do bairro, tinha um sorriso fascinante e encantador. Todos os rapazes queriam namora-la. Andréia passava e não tinha homem que não a olhasse. Vinda do interior da Bahia, fazia poucos anos que estava morando em São Paulo. Morava com a mãe e mais dois irmãos.Andréia era bastante extrovertida, tinha um sorriso fácil e verdadeiro. Fazia amizade com qualquer um. Era de um carisma invejável. Pedro Xuá era o oposto de Andréia, mal humorado, de pouca conversa, não gostava de muita gente, um tipo anti-social. Da sua boca as únicas palavras que saiam eram: “É”, “não”, “valeu”, “Dane-se”, “foda-se”. “Tomar um ‘xuá’ (banho)”.Certo dia enfrente a escola, Pedro Xuá “conversava” com um amigo com quem tinha maior afinidade. Conversar modo de falar, respondia laconicamente o amigo.Andréia passa com uma amiga, as duas parecem felizes, principalmente Andréia. Ao se aproximar dos dois, escutam.“- É o sorriso mais lindo que eu já vi na minha vida! Me ensina a sorrir assim feito tu? Que eu te prometo que nunca mais te esqueço! Me diz uma coisa se eu não fosse tão chato, quais seriam as chances da gente namorar?” Andréia encabulada pelo o que ouviu de Pedro Xuá, responde. “- Eu não te acho chato, e se você quiser namorar comigo podemos conversar!”De fato os opostos se atraem. Andréia foi uma professora a Pedro Xuá, ensinou ele a sorrir e a chorar. E a fama de ranzinza, durão de Pedro caio por terra. O namoro entre os dois, não durou mais que seis meses. Pedro nunca mais a viu, depois que romperam o relacionamento. Quando soube um ano depois, que Andréia fora assassinada, Pedro ficou triste, não quis acreditar, chorou e ficou pensando, como podem, matar uma pessoa com um sorriso tão lindo como o de dela?Sentado no sofá, Pedro fecha o livro que Andréia lhe deu. Olha pela janela, a chuva castiga os bairros do Jd Cinira, Valo Velho, Capão Redondo e Jd Valquiria. E a saudade castiga o seu coração.


Robson Canto é morador da favela Heliópolis-SP uma das mais populosas da cidade de São Paulo (com mais de 200.000 habitantes), freqüentador do sarau da COOPERIFA recentemente lançou seu primeiro livro “NOITE ADENTRO” que saiu pela Edições Toró. Escreve em seu blog: http://www.robsoncanto.blogspot.com/.

Nenhum comentário: